Pular para o conteúdo principal

O Leitor by Victor Fernando Pereira



A 2ª Guerra Mundial acabou há quase 65 anos. Mas o tempo não apagou todas as marcas deixadas pelo conflito que matou milhões de pessoas e devastou a Europa. Uma prova disse é a forte e constante presença da 2ª Guerra na literatura. Até hoje o tema inspira obras ao redor do mundo, como O Leitor, de Bernhard Schlink.
O livro, escrito na forma de romance, lança um olhar diferente sobre a guerra. Não busca culpados ou inocentes, vítimas ou carrascos. Mostra, simplesmente, os reflexos da 2ª Guerra na vida, no sentimento e na alma do povo alemão, mesmo naqueles que sequer eram nascidos quando Hitler avançou sobre a Europa com a suástica em punho.
O Leitor conta a história de amor atribulada do jovem Michael Berg, de 15 anos, e de Hanna Schmitz, 20 anos mais velha que ele. Ao longo da narrativa, o menino inexperiente descobre o amor e o sexo, ligados a literatura por um curioso hábito do casal: sempre antes de se entregarem ao prazer, Michael lê para Hanna. Puro. Simples. Belo.
Porém um dia Hanna desaparece da vida de Michael sem explicações. E ele só a reencontra anos depois, de uma forma inesperada e surpreendente.
Nesse reencontro, então, os conflitos existenciais e históricos de um povo que carrega o peso do nazismo e das atrocidades da 2ª Guerra vêm à tona. As dúvidas e as certezas, os culpados e os inocentes se confundem na confusão de emoções que a Guerra provoca em cada um que a vivenciou, até o fim de suas vidas.
Uma bonita história, contada de forma leve, mas contundente, que não esconde os horrores de uma guerra nem as suas marcas inesquecíveis. No corpo ou na alma. A ponto de continuar inspirando livros, 65 anos depois...
Victor Fernando Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contação de Histórias

Julho é mês de Contação de Histórias no Centro de Brusque, com eventos em todos os sábados na Graf Livraria, a partir das 10h30min. A primeira edição aconteceu no último fim de semana, com a presença de várias crianças. A animação ficou por conta da contadora Lieza Neves, que divertiu os pequenos com histórias pra lá de interessantes. A iniciativa partiu da Graf Livraria, seguindo o exemplo de ações semelhantes que já ocorrem na região. Seguindo a programação da Contação de Histórias, no próximo sábado será a vez de Emiliano de Souza garantir boas histórias para a criançada, com direito a violão e muitas risadas.

O Inferno de Gabriel

"Enigmático e sedutor, Gabriel Emerson é um renomado especialista em Dante. Durante o dia assume a fachada de um rigoroso professor universitário, mas à noite se entrega a uma desinibida vida de prazeres sem limites. O que ninguém sabe é que tanto sua máscara de frieza quanto sua extrema sensualidade na verdade escondem uma alma atormentada pelas feridas do passado. Gabriel se tortura pelos erros que cometeu e acredita que para ele não há mais nenhuma esperança ou chance de se redimir dos pecados. Julia Mitchell é uma jovem doce e inocente que luta para superar os traumas de uma infância difícil, marcada pela negligência dos pais. Quando vai fazer mestrado na Universidade de Toronto, ela sabe que reencontrará alguém importante – um homem que viu apenas uma vez, mas que nunca conseguiu esquecer. Assim que põe os olhos em Julia, Gabriel é tomado por uma estranha sensação de familiaridade, embora não saiba dizer por quê. A inexplicável e profunda conexão que existe entre eles deix

"Cinquenta Tons de Cinza"

O romance de E.L. James inicia uma trilogia de erotismo que já se transformou um verdadeiro fenômeno literário mundial . Lançado no Brasil pela editora Intrínseca --que em setembro deverá lançar "Cinquenta Tons Mais Escuros"--, o livro já foi traduzido para vários idiomas, entre eles chinês, russo, sérvio e vietnamita. O romance gira em torno da relação entre o jovem e bem-sucedido empresário Christian Grey e Anastasia Steele, uma estudante de literatura. Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos. Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada